Raciocínio Clínico em Bandagens Funcionais - Ortopedia e Neuro
Datas do Curso
Apresentação
A bandagem terapêutica, ou o Taping Terapêutico tem sido utilizado por centenas de anos para estabilizar, melhorar, dar suporte ou até mesmo limitar algumas funções. Sempre foi muito indicada para auxiliar na redução de dores, edemas, prevenção e tratamento de lesões neuromusculoesqueléticas e recentemente ganhou nova atenção com o advento de novos tipos de bandagens e faixas como as elásticas, as hiperelásticas e algumas faixas (wrap) que estão chegando ao Brasil.
Atualmente as bandagens são divididas entre rígidas, semi-rígidas, elásticas e hiperelásticas podendo ser com ou sem adesivos. Diferentes metodologias e métodos surgiram com e por meio desses materiais, possibilitando diferentes objetivos e funções como a desenvolver efeitos sensoriais e/ou mecânicos. Sendo assim pacientes com acometimentos cineticofuncionais de origens e localizações diversas como musculoesqueléticas, esportivas, traumáticas, congênitas, neurológicas, dermatológicas, circulatórias, geriátricas, pediátricas, linfáticas e oncológicas podem ser auxiliados com esses recusrsos. Portanto o conhecimento do efeito, a ação e a utilização de cada um desses materiais é essencial para o sucesso da terapia.
Objetivos do Curso:
A utilização das bandagens aplicadas ao movimento humano possui como pré-requisitos a compreensão das variáveis que condicionam desde o que é um movimento normal e fisiológico, ao surgimento das diferentes disfunções. A indicação específica da ferramenta adequada para essa correção ou auxílio funcional, pode ser feito por meio de uma bandagem elástica, hiperelástica, rígida e até mesmo com o uso de órteses ou faixas elásticas não adesivas (wrap).
Para isso é essencial a avaliação, o diagnóstico, o raciocínio cinéticofuncional e por ultimo a escolha da ferramenta (taping ou wrap) específico para cada disfunção. Recomenda-se assim antes da realização desse curso a leitura e o estudo sobre disfunções do movimento humano.
- Entrega de material didático, com os principais conceitos em bandagens funcionais, uma semana antes do curso.
- Apresentação no dia do curso dos conceitos e diferencias de cada bandagem.
- Raciocínio clínico nas principais disfunções músculoesqueléticas.
- Terapia manual e exercícios específicos para cada disfunção.
- Aplicação da melhor bandagem para cada caso, com evidência científica comprovada, e com estudos produzidos pelos ministrantes.
Conteúdo programático
- Breve histórico das Bandagens Terapêuticas
- Diferenças entre Bandagens Rígidas, Elásticas e Hiper-elásticas
- Objetivos, Indicações, Contra-indicações e Precauções
- Modelos de Disfunções do Movimento, Controle Motor e Desequilíbrios Musculares aplicadas a condições Musculoesqueléticas e Neuromusculares
- Raciocínio Clínico aplicado as Bandagens Elásticas e Hiper-elásticas e prática
- Raciocínio Clínico aplicado as Bandagens Rígidas e prática, para as principais disfunções dos membros superiores, coluna vertebral e membros inferiores
- Bandagem para Pós Operatório de Cirurgia Plástica